scroll down



Vista de espaço no Piso 0.
© Vasco Stocker de Vilhena, 2019


MISSÃO:

As Carpintarias de São Lázaro são o novo Centro Cultural da cidade de Lisboa, que inaugurou em 2017. A missão do Centro é promover a cultura e as Artes Contemporâneas, desde Artes Visuais a Música, Teatro e Dança, Cinema e Gastronomia, no coração da capital portuguesa. O Centro Cultural propõe a integração através da cultura, onde a criatividade, a inovação e o cruzamento multidisciplinar criam a oportunidade de reunir pessoas, comunidades e conhecimento.

Este projeto está inserido na Colina de Santana, zona histórica de Lisboa, onde à tradição dos bairros Lisboetas foi acrescentada ao longo dos anos, uma vibrante realidade multi-cultural.

A programação do Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro incide sobretudo nas várias áreas culturais, incentivando o seu cruzamento numa perspectiva de contaminação.

As Carpintarias de São Lázaro também reservam um espaço de apresentação e de debate sob a perspectiva de como a criatividade e a inovação ajudam a criar oportunidades para um desenvolvimento das sociedades mais justo e sustentável.




Momento da performance HOW CAN I BELIEVE WHAT YOU SAY WHEN I CAN FEEL WHAT YOU DO? trabalho final de Miriam Simun, na residência artística AiR Carpintarias 2018. CSL, Piso -01.
© Miguel Gaspar, 2019



Vista da exposição Showroom de Los Carpinteros, 2017 (CIAC - Capital Ibero Americana de Cultura 2017). CSL, Piso 0. © Marco Pires, 2017


Vista da exposição Shadows de Alfredo Jaar, 2017 (CIAC - Capital Ibero Americana de Cultura 2017). CSL, Piso 0. 
© Vasco Stocker de Vilhena, 2017



Vista da exposição Jeu de 54 Cartes, de Jorge Molder, 2019. CSL, Piso 0.
© Vasco Stocker de Vilhena, 2019






EQUIPA


Direcção e Programação
Alda Galsterer e Fernando Belo
Direcção Comercial
Pedro Franco
Gabinete de Imprensa
Catarina Teixeira 
 
Coordenação técnica
Pedro Cluny
Consultoria de Produção
João Parreira 


Recepção / Front of House
Marjory Bertoldo

Equipa de Voluntários
Ana Margarida Matos, Maria Duarte Salgado, Ricardo Maia, Rita Lopes





ESPAÇO

Originalmente, o edifício das Carpintarias de São Lázaro foi uma Carpintaria, construída no final dos anos 20 do Séc. XX: com três andares e uma fachada Art-Déco, e um interior que testemunha a sua história industrial.

Depois de um grande incêndio no início dos anos 2000, o edifício foi estruturalmente reforçado, dotando agora, entre a nova utilização como espaço cultural e multidisciplinar, as Carpintarias de São Lázaro de um terraço ao ar livre para o verão e os períodos de melhor tempo.

     
Vistas: CSL, Piso 0 © Vasco Stocker de Vilhena, 2019

As actividades promovidas e acolhidas pelas Carpintarias de São Lázaro acontecerão nos vários andares e espaços do centro. O espaço principal tem um pé direito de 7m e vidraças grandes com janelas quadriculares, de aspecto claramente industrial que marcam a experiência do público num espaço que com os seus c. 500 m2 consegue acolher programação nas várias áreas desde as Artes Visuais, à Música, Teatro e Dança, para públicos de 80 a 800 pessoas, bem como possibilita a organização de eventos com e para empresas e outras organizações. Este andar está equipado com um sistema de rigging que permite a suspensão de sistemas de iluminação e som, bem como a possibilidade de formatar de forma flexível o espaço único da forma que for mais adequada, suspendendo cortinas de teatro profissional, isolando assim visualmente e acusticamente espaços mais pequenos que poderão servir formatos diferentes de programação.


Vista: CSL, Piso -01 © Vasco Stocker de Vilhena, 2019

Um segundo espaço, encontra-se no Piso  –01, que com os seus 300 m2 e 4.5m de altura serve as necessidades do centro para ensaios, espaços de trabalho, residências artísticas, actividades educativas, bem como apresentações e projectos de menor dimensão nas Artes Visuais e Artes Performativas, ou concertos mais intimistas.

A equipa de direcção e programação das Carpintarias de São Lázaro é multidisciplinar, composta por pessoas provenientes das áreas ligadas à programação, produção e comunicação culturais, bem como à gestão financeira, com curricula marcada por experiências profissionais nacionais e internacionais.

A vontade desta equipa é de desenvolver projectos transversalmente a todas as áreas, seguindo o lema da “contaminação” entre áreas de programação, apresentando e acolhendo programação de criação contemporânea, comunicando com os públicos diversos que se cruzam neste novo espaço cultural: a cidade, os vizinhos e o mundo. 

O novo projecto de arquitectura para o espaço das Carpintarias de São Lázaro é do Arq. Filipe Borges de Macedo.


< programação 

Mark

Carpintarias de São Lázaro
Rua de São Lázaro - 72
Lisboa, Portugal

︎ 213815891
︎ carpintarias(at)csl-lisboa.pt

Contacto para imprensa 
︎ imprensa(at)csl-lisboa.pt



         

   ︎ ︎ 

    ARQUIVO


   Inscreva-se na Newsletter:
   carpintarias(at)csl-lisboa.pt