scroll down







                                                                    ©Susana Paiva
DANÇA

Na Onda da Distância
de Rafael Alvarez

05-07.09.2019
quinta-feira a sábado, às 21h30

Programa duplo
NO INTERVALO DE UMA ONDA (solo)
seguido de NA ONDA DA DISTÂNCIA


06.09.2019
sexta-feira, às 21h30

Bilhetes: 8€ / 5€ (c. desconto)

Bilheteira abre uma hora antes do espectáculo.

Temos muito gosto em anunciar que “Na onda da distância” tem agora a sua apresentação no Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro.

Sinopse

“De um lado e do outro, dois corpos navegam em silêncio por uma dança frágil que é onda e maré de encontros e desencontros. Perto e longe, os dois mergulhadores descobrem-se num diálogo invisível de memórias e histórias que não nos pertencendo invadem os nossos imaginários. Um espetáculo de papel desenhado a partir de uma dança aberta de sentidos e mergulhos noutras leituras – longe e perto, mais perto do que longe, a oriente e a ocidente, os dois intérpretes de um e de outro lado do oceano, trazem à superfície um mar de ilusões. Na onda da distância e à distância de uma onda que se aproxima, descobrem e revelam sombras e fantasmas. Nos seus corpos e mundos flutuantes naufragam desejos de memórias invisíveis escritas e respiradas no silêncio do espaço vazio do palco de papel que esconde e revela o movimento que os abraça. E no intervalo de uma onda dão lugar ao encontro (de uma outra onda)”.
Uma imagem iniciática motiva a criação deste projeto, permanecendo invisível, mas presente – "A Grande Onda de Kanawaga", obra icónica do pintor japonês Hokusai criada em 1830 e reproduzida a partir de meados de 1870 através de uma série de litografias partindo da técnica tradicional de estampa japonesa, conhecida por ukiyo (literalmente, "mundo flutuante").

O Projeto Wave dá continuidade à pesquisa e criação coreográfica iniciada pelo coreógrafo Rafael Alvarez no Japão em 2017 com o apoio da DGARTES, incluindo em 2019, para além da criação e estreia em Portugal e no Japão do dueto "Na onda da distância” e da sua circulação nacional e internacional, a reposição do solo "No intervalo de uma onda" (2017). Integra igualmente um conjunto de atividades de criação, apresentação e formação (residências, espetáculos, laboratórios e masterclasses) realizadas em Portugal, França, Japão e Malásia, envolvendo localmente artistas profissionais e estudantes do ensino superior artístico, bailarinos com diversidade funcional, maiores de 55 anos e seniores na apresentação de diferentes criações de ligação à Comunidade. Destacando-se neste contexto a estreia do espetáculo de dança inclusiva “No silêncio da primeira onda” (20 de fevereiro, Teatro Municipal São Luiz, INARTE - Community Arts festival) resultante de uma colaboração entre a Bodybuilders / Rafael Alvarez e a Plural_Companhia de Dança / Fundação LIGA, em parceria com a Escola Superior de Dança / Instituto Politécnico de Lisboa. Este espetáculo conta com a participação de bailarinos com e sem deficiência, alunos finalistas e diplomados da Escola Superior de Dança.



O espectáculo estreou este ano também no Japão, para onde o coreógrafo e intérprete Rafael Alvarez regressou pelo terceiro ano consecutivo, agora no âmbito da programação da TPAM  2019 - Performing Arts Meeting em Yokohama.
Este dueto, criado entre Portugal, França, Malásia e Japão, em colaboração com o intérprete japonês Yuta Ishikawa, e desenvolvido no contexto do Projecto Wave, foi também apresentado a 13 e 14 de fevereiro, no Wakabacho WHARF, em Yokohama.
O espectáculo teve estreia nacional em Ílhavo, e conta ainda com apresentações no
Porto, Barreiro, Tóquio, Kuala Lumpur e Bangkok.


BIOGRAFIAS:
Rafael Alvarez

Nasceu em Lisboa em 1976, onde vive e trabalha. Coreógrafo e intérprete, cenógrafo e figurinista, investigador e professor.

O seu trabalho tem sido apresentado desde 1997 na Europa, América do Sul e América do Norte, Médio Oriente, Ásia e África. Nos últimos 20 anos tem investigado e desenvolvido uma dimensão plástica do movimento e da composição, revelando uma forte componente visual na construção do corpo-espaço e da linguagem coreográfica. Os seus espectáculos destacam-se pelo uso enigmático, simbólico, poético e minimalista do corpo, da dança e do espaço. Tem investido de forma aprofundada, na relação da Dança com a Comunidade e na dimensão colaborativa da prática artística de diálogo e intervenção com o mundo. Lecciona desde 1998, Dança Contemporânea – Improvisação/Composição e Dança Inclusiva, desenvolvendo projectos de formação envolvendo estudantes e profissionais de dança, pessoas com deficiência, seniores, pessoas com Parkinson, crianças e artistas em geral. Foi intérprete em espectáculos e projectos dirigidos pelos coreógrafos – Francisco Camacho/EIRA (PT), Christian Rizzo (FR), Lynda Gaudreau/Lucky Bastards (CN/FR) e do encenador Luís Castro/Karnart, entre outros. Doutor em Comunicação, Cultura e Arte - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UALG. Pós-graduado em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade. Nova de Lisboa. Formado em Realização Plástica do Espectáculo e em Teatro e Educação - Escola Superior de Teatro e Cinema IPL. Foi Bolseiro do Centro Nacional de Cultura na área da Dança/Criação (2000-2002). Investigador Integrado CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística. Foi artista apoiado pelo O Rumo do Fumo (2000-04). Foi artista associado da EIRA – Dança Contemporânea e Performance (2005-2016). Co-fundador da ANKA Companhia de Dança Inclusiva de São Tomé e Príncipe. Co-fundador e director artístico da BODYBUILDERS – Dança Contemporânea.


Yuta Ishikawa
Nasceu no Japão em 1983. Vive e trabalha actualmente em Paris. Intérprete e criador de dança contemporânea. Iniciou os seus estudos no Japão tendo concluido a sua formação em dança no programa de formação profissional avançada Extensions no CDC - Centre de Development Chorégraphique de Toulouse em França. Tem um diploma em Estudos Culturais pela Obirin University em Tóquio, Japão. Através da sua companhia e.g.MILK coreografou as seguintes peças: Dust Park 2 e 26.5 apresentadas entre 2010 e 2012 em Tokyo e Frankfurt. Foi bailarino finalista nos concursos - MASDANZA 17 (Canárias) e TOYOTA CHOREOGRAPHY AWARD 2010 (Tóquio). Recebeu o prémio de melhor coreografia no KOREA INT. DANCE COMPETITION 2010 (Seoul). Enquanto intérprete trabalhou com os coreógrafos: Fabrice Ramaligom (My petit Pogo, 2012- 2017), Rita Cioffi (Faux Semblant, 2016, Let's Play, 2014 e Nous Autres, 2011), Franck Vigroux (Ruines, 2016), Raimund Hoghe (Quartet, 2015 e Cantatas, 2013), Samuel Mathieu (La Dynamique des Emotions, 2014 e Generix-X, 2010), Christian Rizzo (Erwartung, 2010), Chie Ito / Strange Kinoko Dance Company (2008-09), Jo Kanamori / Noism Dance Company (2006-08).

Ficha artística e técnica:
Direção artística, coreografia, cenário e figurinos:
Rafael Alvarez Interpretação: Rafael Alvarez e Yuta Ishikawa
Direção técnica e desenho de luz: Nuno Patinho
Produção e administração: Bodybuilders / Rafael Alvarez
Gestão financeira: Sara Lamares
Assessoria de imprensa: Mafalda Simões
Fotografia de cena: Elisabeth Vieira Alvarez
Registo e edição de vídeo: Bruno Canas
Design gráfico: Paulo Guerreiro
Coprodução: 23 Milhas – Ílhavo e Bodybuilders / Rafael Alvarez
Residências: Le Carreau du Temple (Paris), Ryogoku Bear (Tóquio), Rimbun Dahan (Malásia), Estúdios Vitor Córdon / CNB (Lisboa), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo)
Apoios / Acolhimentos: Carpintarias de São Lázaro (Lisboa), Citemor Festival (Coimbra), MIRA Artes Performativas (Porto), Auditório Municipal Augusto Cabrita (Barreiro), 23 Milhas / Teatro Vista Alegre (Ílhavo), Ryogoku Bear (Tóquio), Micadanses (Paris), TPAM Peforming Arts Meeting (Yokohama), Wakabacho Wharf (Yokohama)
Parcerias: FIAR (Palmela), Escola Superior de Dança/IPL (Lisboa), Escola de Artes/Universidade de Évora (Évora), Escola Superior de Arte e Design – Caldas da Rainha/IPL (Caldas da Rainha), CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística, Fundação LIGA/Plural_Companhia de Dança, EIF (E) – Escola Informal de Fotografia (Espectáculo)
Apoio: Camões - Centro Cultural Português em Tóquio / Embaixada de Portugal em Tóquio
Apoio à internacionalização: Fundação Gulbenkian
Projeto WAVE: apoiado pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes


Vídeo promocional:
https://vimeo.com/309634313

Mais informações:
www.bodybuilders.pt


Carpintarias de São Lázaro
Rua de São Lázaro - 72
Lisboa, Portugal

︎ 213815891
︎ carpintarias(at)csl-lisboa.pt

Contacto para imprensa 
︎ imprensa(at)csl-lisboa.pt



         

   ︎ ︎ 

    ARQUIVO


   Inscreva-se na Newsletter:
   carpintarias(at)csl-lisboa.pt