scroll down


 O ESPAÇO DAS CARPINTARIAS DE SÃO LÁZARO

                                                                                                               
Vistas CSL © Vasco Stocker de Vilhena, 2019


 Originalmente, o edifício das Carpintarias de São   Lázaro foi uma Carpintaria, construída no final dos   anos 20 do Séc. XX: com três andares e uma fachada  Art-Déco, e um interior que testemunha a sua história   industrial.

 Depois de um grande incêndio no início dos anos   2000, o edifício foi estruturalmente reforçado,   dotando agora, entre a nova utilização como espaço   cultural e multidisciplinar, as Carpintarias de São   Lázaro de um terraço ao ar livre para o verão e os   períodos de melhor tempo.

 As actividades promovidas e acolhidas pelas   Carpintarias de São Lázaro acontecerão nos vários   andares e espaços do centro. O espaço principal tem   um pé direito de 7m e vidraças grandes com janelas   quadriculares, de aspecto claramente industrial que   marcam a experiência do público num espaço que   com os seus c. 500 m2 consegue acolher   programação nas várias áreas desde as Artes   Visuais, à Música, Teatro e Dança, para públicos de   80 a 800 pessoas, bem como possibilita a   organização de eventos com e para empresas e   outras organizações.

Este andar está equipado com um sistema de rigging que permite a suspensão de sistemas de iluminação e som, bem como a possibilidade de formatar de forma flexível o espaço único da forma que for mais adequada, suspendendo cortinas de teatro profissional, isolando assim visualmente e acusticamente espaços mais pequenos que poderão servir formatos diferentes de programação.

Um segundo espaço, encontra-se no Piso  –01, que com os seus 300 m2 e 4.5m de altura serve as necessidades do centro para ensaios, espaços de trabalho, residências artísticas, actividades educativas, bem como apresentações e projectos de menor dimensão nas Artes Visuais e Artes Performativas, ou concertos mais intimistas.

A equipa de direcção e programação das Carpintarias de São Lázaro é multidisciplinar, composta por pessoas provenientes das áreas ligadas à programação, produção e comunicação culturais, bem como à gestão financeira, com curricula mar-cada por expe-riências profis-sionais nacionais e internacionais.

A vontade desta equipa é de desenvolver projectos transversalmente a todas as áreas, seguindo o lema da “contaminação” entre áreas de programação, apresentando e acolhendo programação de criação contemporânea, comunicando com os públicos diversos que se cruzam neste novo espaço cultural: a cidade, os vizinhos e o mundo.

O novo projecto de arquitectura para o espaço das Carpintarias de São Lázaro é do Arq. Filipe Borges de Macedo em colaboração com a direção das CSL.

Carpintarias de São Lázaro
Rua de São Lázaro - 72
Lisboa, Portugal

︎ 213815891
︎ carpintarias(at)csl-lisboa.pt

Contacto para imprensa 
︎ imprensa(at)csl-lisboa.pt


Horário com exposições:
Quinta-feira a Domingo, das 12h-18h00

Opening Hours during exhibitions:Thursday-Sunday, 12-6pm

Outros eventos:
Consulte a programação